sexta-feira, 8 de junho de 2007

RPG da Bonja

















O que é RPG?

RPG é um jogo onde o jogador interpreta um personagem criado por ele. Este personagem, porém, deverá ser criado dentro de um determinado cenário, conhecido como ambientação. Aqui no caso o cenário é o bairro Bom Jesus.
As possibilidades de ambientação são infinitas, pois todas as épocas da história e culturas existentes, ou que já existiram, podem servir de inspiração para uma ambientação de RPG. Além disso, a mesma ambientação pode ser desenvolvida de várias maneiras diferentes.
O jogador cria um personagem para a ambientação escolhida. Este personagem será criado de acordo com um sistema de regras (afinal, trata-se de um jogo, e um jogo costuma ter regras) e obedecendo a lógica do mundo para o qual ele está sendo criado. Por exemplo: um personagem de velho oeste não vai poder voar ou ter uma pistola de raio laser.
O sistema de regras serve para organizar a ação dos personagens durante o jogo, determinando os limites do que ele pode ou não pode fazer. O sistema de regras tem como finalidade fazer uma simulação da realidade (a realidade da Comunidade Bom Jesus), influenciando a ação dos personagens na construção coletiva da história no jogo.
.....











Poema Trama:


Após termos desenhado o mapa mental da comunidade Bom Jesus e terminado as construções de cada participante iniciamos a dinâmica Super-domínios para criar a trama da história e facilitar a elaboração do personagem de cada participante.

A dinâmica Super-domínios funciona de seguinte maneira:

Na seqüência da roda cada participante fala uma palavra que pode mas não deve ser derivada da palavra anterior mas fazendo a concordância com um pronome de ligação.
As palavras vão concordando e formando frases.
Cada participante falou em torno de 4 palavras que foram devolvidas para os donos para estimular a elaboração do auto-personagem. O título foi o último e foi pensado por todos:



Tamo aí na Bonja

Na Escola .....................
(Leandro)
Eu Estudo.....................
(Samuel)
E Ensino.......................
(Yuri)
Português....................
(Lucas)
Pro Pessoal do Bairro
(Leandro)
Bom Jesus...................
(Samuel)
Valores.........................
(Gabriel)
Que não sei..................
(Yuri)
Ainda............................
(Lucas)
Explicar........................
(Leandro)
Muito Bem,..................
(Samuel)
Mas Fazem..................
(Yuri)
Parte............................
(Alissa)
Na Comundade...........(Leandro)
Que eu Amo................
(Samuel)



Nenhum comentário: